Incubadora Afro Brasileira recebe delegação da Tanzânia

nov 9, 2011   //   por deustaquio   //   Evento  //  Sem Comentários

A Incubadora Afro Brasileira foi indicada pelo Centro Internacional de Pobreza das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Brasil, para apresentar, nos dias 23 e 24 de julho de 2007, à missão do Governo da República Unida da Tanzânia o trabalho que realiza para estimular o desenvolvimento, fortalecimento e sustentabilidade de empreendimentos.

O objetivo da delegação: é estudar políticas, estratégias e programas voltados à melhoria das capacidades individuais, aumentando sua segurança sócio-econômica; analisar iniciativas de redução da pobreza e políticas de empoderamento de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade; favorecer a cooperação Sul-Sul intermediada pelo Centro Internacional da Pobreza da ONU e adquirir conhecimentos que permitam a inserção da Tanzânia na economia de mercado.

Estava à frente da missão a Vice-Ministra de Planejamento, Economia e Empoderamento da Tanzânia, Joyce Mapunjo e fazia parte da delegação o diretor de empoderamento, Pingu Korongo; a economista Tabu Ndatulu e os assessores Victor Mwainyakule e Clifford Tandari.

A delegação tanzaniana esteve no Palácio das Ongs (Palong) para uma apresentação teórica da iniciativa de incubação de negócios realizada pela Incubadora  e também da sua replicação a Incubadora de Empreendimentos Populares (IEP). A etapa prática da missão teve início com a visitação à II Feira de negócios da Incubadora Afro Brasileira na estação Maracanã do metrô. Lá eles conversaram com os empreendedores, não só da IA, mas também da IEP e da Incubadora de Empreendimentos para Egressos (IEE), compraram produtos e utilizaram serviços como o de massagem relaxante.

Encerrada a programação do dia, foi oferecido um jantar especial na sede da IA preparado pelos empreendedores Sônia Baiana com seus famosos acarajés e a moqueca de forno da Tia Rosa que junto com Décio Cavaquinho interpretaram sucessos da MPB para o deleite dos convidados.

No último dia de atividades foi promovida uma reunião no Departamento Internacional da Petrobras, patrocinadora da Incubadora Afro Brasileira, com o Gestor de Projetos Sociais, Fernando Francisca e o representante da Coordenação de Responsabilidade Social da Área Intenacional, Marcelo Fontenelle.

A delegação esteve mais uma vez na Palong para uma conversa com empreendedores da Incubadora Afro Brasileira, da Incubadora de Empreendimentos Populares – IEP, da Baixada Fluminense, e da Incubadora de Empreendimentos para Egressos – IEE, de São Gonçalo, e na Mostra do Artesanato nos Jogos do Pan 2007, no Forte de Copacabana, para uma visita aos stands dos empreendedores da IA e IEP.

Ao final do encontro, os integrantes da delegação foram presenteados com a boneca “Mulher Negra” do empreendedor, Henrique Matuscello.

Em agradecimento à programação promovida pela Incubadora Afro Brasileira, a delegação da Tanzânia ofertou aos membros da IA e IEP, latas de café produzido no país, e Cangas, peças do vestuário feminino tanzaniano.

Deixe um Comentário

Sites recomendados